14 abril 2014

Você conhece o Iêmen? E a vida da mulher muçulmana?

Você conhece o Iêmen? 
E as mulheres Iemenitas?

Visitei o Iêmen e conheci um pouco da tradição e da cultura desse misterioso país Islâmico.
As mulheres não podem mostrar o rosto, muito menos o corpo, elas se vestem com a burca (traje preto das fotos abaixo). Devido à religião, as muçulmanas Iemenitas não saem na rua trajando nenhum tipo de vestuário diferente da burca, elas apenas deixam os olhos à mostra.

Na religião islâmica, de acordo com o Alcorão as mulheres precisam cobrir o corpo, principalmente pernas e ombros, e as que desrespeitam essa regra são desconsideradas pela família e são desrespeitadas pela sociedade. Todos nós achamos um absurdo o uso da burca, correto? Achamos que as mulheres muçulmanas ocupam uma posição inferior na sociedade islâmica e que são extremamente infelizes por trás dos tecidos escuros, porém não foi exatamente isso que notei. Conversei com diversas pessoas muçulmanas, tanto homens quanto mulheres, e ambos aceitam muito bem o uso da burca; para uma muçulmana é feio não usar o véu. E muito pelo contrário, elas não se enxergam como inferiores, elas se sentem especiais e protegidas; justificam que o uso das burcas pretas são porque elas são diamantes e quando se deixa um diamante à mostra todos olham e se interessam na pedra preciosa, então na concepção islâmica as mulheres são diamantes.

Eu sei que é extremamente difícil para os ocidentais entenderem essa teoria, porém cabe a nós apenas respeitar. Lembrando que minhas constatações e conversas foram no Iêmen, isso pode variar de país para país.



Eu (mostrando o rosto, vestindo abaya e véu) e uma mulher muçulmana trajando a burca.



A burca é uma veste feminina que cobre todo o corpo, até mesmo o rosto.




 No ocidente, a burca é vista como um símbolo de opressão às mulheres,porém em países muçulmanos, ela é vista como uma demonstração de grande fé no islamismo, pudor e respeito.

Mulheres no Iêmen.

Grupo de Mulheres nas ruas do Iêmen.

As mulheres muçulmanas em casa para a família, marido e mulheres podem usar roupas coloridas, vestidos mais decotados e sem mangas, porém ao sair da rua no Iêmen a burca é utilizada.



E você? O que acha do uso da burca? Você consegue entender as muçulmanas?
Eu trajei a burca em Dubai, Índia (para o meu namorado) e Iêmen ( toda a viagem) e por mais estranho que possa parecer eu consegui entender um pouco essas mulheres, elas seguem fielmente o que diz o livro sagrado e para elas cobrir o corpo é uma questão de pudor e respeito, e eu também concordo que não é necessário ser o extremo que nem em alguns países ocidentais que as mulheres saem praticamente peladas nas ruas, na minha opinião pode haver o meio termo.


Caroline Moreira
Postar um comentário
© Carol Sem Roteiros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leonardo Nery e Caroline Moreira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo